Quantidade de Páginas visitadas

ORIGEM DO NOME DA ESCOLA

No ano de 1970, Nelson Luiz Fanaya (com 28 anos), era o Secretário de Educação, Cultura e Esportes do Paraná, no governo de Paulo Pimentel. No dia 02 de junho daquele ano morre em um acidente de trânsito em Curitiba seu irmão o mais moço Acindo Fanaya Júnior (com 16 anos).

Alcindo Fanaya, pai do Alcindo Fanaya Júnior e do Nelson Luiz, para preservar a memória do seu filho resolveu doar livros e estantes para a ampliação da biblioteca do Colégio Estadual do Paraná, onde Alcindo Júnior estudava, no 2º grau. Também, com apoio do Governador Paulo Pimentel, doou recursos para a ampliação da Escola de Surdos do Paraná, inclusive com aquisições de equipamentos eletrônicos adquiridos no exterior (Tchecoslováquia), não existentes ainda no Brasil, para a educação de surdos. No último dia do governo de Paulo Pimentel, 15/03/1971, todas as melhorias foram inauguradas.

Na sequência, Alcindo Fanaya criou a Fundação Alcindo Fanaya Júnior, como associação de pais e professores da Escola de Surdos do Paraná, com objetivos de angariar donativos, recursos privados e públicos para atendimento das necessidades da escola e seus alunos. Assim, seu feito mais importante entre 1973/1974, foi conseguir que o governador Jaime Canet Júnior destinasse recursos para a aquisição do terreno e posteriormente construísse o edifício, onde até hoje a escola está localizada. O governador, na inauguração da nova escola na Rua Vital Brasil, resolveu denomina-la Centro de Reabilitação da Audição e da Fala Alcindo Fanaya Júnior, reconhecendo todo o trabalho de Alcindo Fanaya para concretização deste empreendimento. Alcindo Fanaya durante o resto de sua vida doou tempo, trabalho e recursos para atender as necessidades da Escola, dos seus alunos e seus professores até sua morte em 1995.

 Esta escola é fruto de uma parceria público-privada que deu muito certo, onde sempre existiu muito amor, dedicação e compreensão de todos os envolvidos nesta causa de dar aos desprovidos de audição, condição de serem cidadãos plenos na sociedade paranaense.

Dados enviados por Nelson Fanaya em 18/05/2009

 




Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito